O bombardeio de propagandas em cada página que entramos na internet é constante e, até mesmo, incômodo. Os anúncios, grande parte em pop-ups, surgem de forma invasiva e muitas vezes atrapalham a leitura e o entendimento do conteúdo que pretendíamos ver. Mas, como fazer com que o seu usuário não se irrite com seus anúncios como se irrita com os demais?
Pois bem, já dizia o ditado “Em terra de internet, quem personaliza é rei”. Há quem diga que hoje em dia personalização é mais importante do que nunca, pois os consumidores têm acesso a uma quantidade muito, muito, muito grande de conteúdo, vindos de diversos canais. E para se destacar em meio a tantas informações, nada melhor do que um conteúdo relevante e interessante para seu público-alvo, que conversa diretamente com ele.
Quais as vantagens da personalização?
De acordo com uma pesquisa da Adlucent, 71% dos consumidores preferem anúncios personalizados, apresentando uma taxa maior de cliques. Por que disto? Bom, de acordo com os entrevistados a preferência se dá por diversos fatores, dentre eles: a redução de propagandas irrelevantes, por ser uma maneira de descobrir novos produtos e também por encontrar itens interessantes e comprar online mais facilmente.
A pesquisa também aponta quea probabilidade de pessoas clicarem em anúncios de marcas e produtos desconhecidos é quase o dobro, só pelo fato de serem personalizados e adequados aos seus hábitos de consumo.
E apesar da insegurança que muitos consumidores sentem em relação ao ambiente virtual, 44% dos entrevistados disseram que passariam seus dados e preferências de produtos para as empresas, com o intuito de obter mais propagandas relevantes.
Já de acordo com uma pesquisa realizada pelo Yahoo, quase 2/3 dos entrevistados não se importam de que sejam disponibilizadas informações pessoais como: conteúdo específico procurado, tempo gasto na internet, palavras-chave procuradas, anúncios que clicaram e produtos pesquisados.
Com base nos dados acima, você deve ter percebido que a personalização de anúncios é uma estratégia muito importante para o marketing e traz resultados muito positivos, como:
Mas afinal, como personalizar anúncios?
A personalização funciona levando o conteúdo certo, no momento certo e para a pessoa certa, e a melhor maneira de fazer isto é através de mídia programática, que atinge exatamente a persona da sua empresa com detalhes específicos do target, e não de forma tão abrangente como outros tipos de compra de mídia.
Na mídia programática, ao invés de comprar o canal, você compra a audiência, o que traz resultados muito mais efetivos do que os meios tradicionais. E embora pareça complexa, você pode recorrer a um bom curso de mídia programática que irá lhe auxiliar a compreender o que este universo pode gerar benefícios para as suas estratégias e de seus clientes, além de tornar mais fácil a escolha do parceiro ideal neste mercado.
A propaganda personalizada é uma estratégia que pode ser uma grande aliada e gerar ótimos resultados. Porém, anúncios deste tipo ainda assustam muitas pessoas e muitas vezes são considerados invasivos. Por isso, use moderadamente para você não espantar seus clientes ao invés de conquistá-los.