A necessidade da personalização para anúncios mais eficazes
28/02/2019

O bombardeio de propagandas em cada página que entramos na internet é constante e, até mesmo, incômodo. Os anúncios, grande parte em pop-ups, surgem de forma invasiva e muitas vezes atrapalham a leitura e o entendimento do conteúdo que pretendíamos ver. Mas, como fazer com que o seu usuário não se irrite com seus anúncios como se irrita com os demais?  

Pois bem, já dizia o ditado “Em terra de internet, quem personaliza é rei”. Há quem diga que hoje em dia personalização é mais importante do que nunca, pois os consumidores têm acesso a uma quantidade muito, muito, muito grande de conteúdo, vindos de diversos canais. E para se destacar em meio a tantas informações, nada melhor do que um conteúdo relevante e interessante para seu público-alvo, que conversa diretamente com ele.

Quais as vantagens da personalização?

De acordo com uma pesquisa da Adlucent, 71% dos consumidores preferem anúncios personalizados, apresentando uma taxa maior de cliques. Por que disto? Bom, de acordo com os entrevistados a preferência se dá por diversos fatores, dentre eles: a redução de propagandas irrelevantes, por ser uma maneira de descobrir novos produtos e também por encontrar itens interessantes e comprar online mais facilmente.

A pesquisa também aponta quea probabilidade de pessoas clicarem em anúncios de marcas e produtos desconhecidos é quase o dobro, só pelo fato de serem personalizados e adequados aos seus hábitos de consumo.

E apesar da insegurança que muitos consumidores sentem em relação ao ambiente virtual, 44% dos entrevistados disseram que passariam seus dados e preferências de produtos para as empresas, com o intuito de obter mais propagandas relevantes.

Já de acordo com uma pesquisa realizada pelo Yahoo, quase 2/3 dos entrevistados não se importam de que sejam disponibilizadas informações pessoais como: conteúdo específico procurado, tempo gasto na internet, palavras-chave procuradas, anúncios que clicaram e produtos pesquisados.           

Com base nos dados acima, você deve ter percebido que a personalização de anúncios é uma estratégia muito importante para o marketing e traz resultados muito positivos, como:

  • Melhoria da experiência do usuário:
  • Os usuários não gostam de ser bombardeados com informações desnecessárias e irrelevantes. Com a personalização, é possível fazer com que seu anúncio chegue para quem realmente deseja ver aquilo, proporcionando uma experiência melhor.
  • Aumento do lucro da empresa:
  • Sabendo onde estão seus clientes, como chegar até eles e o que falar, é muito mais fácil alcançá-los. Por isso, com um investimento certeiro, o seu ROI (retorno sobre investimento) será muito maior. 
  • Aumento da retenção de clientes:
  • É muito comum ouvir na área de marketing que é muito mais caro conquistar novos clientes do que manter os antigos, e esta é a mais pura verdade. Um artigo da Harvard Business Review comprova que um aumento de 5% no investimento de retenção de clientes pode gerar um aumento de até 95% no lucro da empresa, pois mantém contato com os clientes que já realizaram a compra, e eles não devem ser esquecidos. E a personalização pode ser a ferramenta ideal para isso.
  • Melhoria do relacionamento com a marca:
  • Tratar o cliente de forma íntimamelhora muito o relacionamento entre ele e a marca. A pessoalidade faz com que ele se sinta único e, consequentemente, o carinho pela marca aumente. Bem, e sabe qual é a melhor maneira de falar com ele diretamente? Se você respondeu “anúncios personalizados”, certa resposta!

Mas afinal, como personalizar anúncios?

A personalização funciona levando o conteúdo certo, no momento certo e para a pessoa certa, e a melhor maneira de fazer isto é através de mídia programática, que atinge exatamente a persona da sua empresa com detalhes específicos do target, e não de forma tão abrangente como outros tipos de compra de mídia.

Na mídia programática, ao invés de comprar o canal, você compra a audiência, o que traz resultados muito mais efetivos do que os meios tradicionais. E embora pareça complexa, você pode recorrer a um bom curso de mídia programática que irá lhe auxiliar a compreender o que este universo pode gerar benefícios para as suas estratégias e de seus clientes, além de tornar mais fácil a escolha do parceiro ideal neste mercado.

A propaganda personalizada é uma estratégia que pode ser uma grande aliada e gerar ótimos resultados. Porém, anúncios deste tipo ainda assustam muitas pessoas e muitas vezes são considerados invasivos. Por isso, use moderadamente para você não espantar seus clientes ao invés de conquistá-los.

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